Além da Lente
Beto Gatti

Discute-se muito se a fotografia é ou não arte – segundo teóricos, fotografia é um processo, mas ele pode (e deve) ser utilizado para fins artísticos. O que diferenciaria uma fotografia padrão, regular de uma considerada “fotografia artística” seria um conjunto de preceitos – principalmente – o conceito definido em todo seu processo.

 

A imagem pela imagem, sem este conceito, sem este conjunto de preceitos, nada mais seria do que o processo físico/químico produzido pela câmera. Já o resultado do desenho/objeto com a luz, com o tempo, a composição do quadro, as questões impostas pelo autor da foto, cujo resultado é capaz de comover ou incomodar o espectador, é o que se espera da fotografia como arte.

 

Essa é a função da obra de arte, reproduzir ou não o real, mexer com o imaginário, com o emocional. As flores de BETO GATTI – este jovem artista já consagrado no meio da moda -, vêm comprovar isto. Suas obras vão além da lente, do disparo, vem do acúmulo do seu olhar para a criação… criação esta, das diversas observações mundanas, algo mais forte no seu interior, na sua inquietude comportamental, caminho que terá o tempo como aliado na procura constante de sua veia artística, em suas formas de se expressar.

 

E foi na beleza, que essa trajetória começou… foi no corpo, nas vestes, contudo seu olhar captou além e isso o encorajou a buscar o que hoje admiramos. Seu processo criativo e revelador, através de uma máquina fotográfica, seu instrumento que utiliza como um pincel, vai acrescentando formas e cores dando alma e expressão a sua arte.

 

Eduardo Machado

  • Curadoria: Eduardo Machado
  • Abertura: 18 de Outubro – 18h
  • Exposição: 18 de Outubro à 03 de Novembro
  • Horário: Seg à Sab 10h às 21h – Dom 15h às 21h
  • Local: CasaShopping – Barra da Tijuca